Como iniciar uma Reeducação Alimentar?

janeiro 11, 2016

Olá minhas lindonas, como estão?

Segunda-feira, muita gente voltando das férias e garanto que estão assim como eu COM VÁRIOS KG A MAIS. Encerei o ano de 2015 com 5kg a menos para ir a praia, fiz a dieta do leite, recebi inúmeros comentários me chamando de louca. Quem me acompanha desde o início do blog, sabe que tem uns 3 anos que vivo de Reeducação Alimentar, dando muitas e muitas deslizadas e vivendo no terrível efeito sanfona.

Ei, você! Vamos começar juntas a reeducação alimentar?

Esse ano, como comentei no vídeo de metas, (clique aqui paraassistir) eu e meu namorado iniciaremos juntos uma reeducação alimentar e nosso objetivo é eliminar de 10 a 15 kg em um ano.  Tenho certeza que conseguiremos, juntos somos bem mais fortes!

Hoje pela manhã coloquei um biquíni e pedi para ele tirar uma fotografia, juro que me detestei. Mesmo assim, morrendo de vergonha, fiz com que ele tirasse 3 fotos (frente, lado e costas). Não, eu não vou postar essas fotos aqui por pura vergonha mesmo... vergonha do meu corpo, vergonha de não conseguir caminhar 10 minutos sem cansar e vergonha do meu exame de sangue alterado.

Se você também tomou essa atitude em busca de um 2016 mais saudável, sugiro que você tire uma foto,  se pese e que anote tudo!

O primeiro passo para começar a sua Reeducação Alimentar (RA) é saber que a Reeducação Alimentar te permite comer de TUDO, inclusive chocolate, obvio que em quantidade reduzida.

Acredito que a Reeducação Alimentar seja a maneira mais eficiente de perder peso de maneira saudável.  Dietas muito restritivas podem até fazer você perder peso rapidamente, como foi o meu caso com a dieta do leite, porém tudo que vai fácil, volta fácil... infelizmente!

Antes de começar aconselho vocês a procurarem orientação profissional de um Nutricionista, e recuse terminantemente qualquer tipo de medicamento, faça exames de rotina e etc.

Elaborei 5 regrinhas que seguirei firme e forte durante todo esse ano:

    1. Comer de 3 em 3 horas mesmo que não estiver com fome
Ficar em jejum deixa o metabolismo mais lento, prejudicando a queima de gordura, ou seja, o corpo passa a estocar mais energia e gastar menos. A chance de perder massa muscular é ainda maior, já que sem comida para gerar energia os músculos são degradados. Em contrapartida, ao evitar ficar muito tempo sem comer, a quantidade de alimentos ingerida em cada refeição é bem menor. Então, comer de 3 em 3 horas é imprescindível para quem quer emagrecer!

2. Escolha alimentos em seu estado natural:
Os alimentos em seu estado natural ou apenas levemente processados em geral possuem maior valor nutricional e menos sódio, gordura trans e outros ingredientes prejudiciais à saúde.
A ideia aqui é muito simples: opte por laranjas em vez de suco de laranja, bananas em vez de barras energéticas comercializadas, pão integral no lugar do pão branco, batata assada em vez de batata frita.

3. No mínimo 2 litros de água por dia:
 De preferência gelada! A água gelada funciona como um termogênico. Quando bebemos água gelada nosso corpo precisa elevar sua temperatura, e isso gera um gasto calórico.
Beber em média 2 litros de água por dia acelera o funcionamento dos rins, evitando a retenção de líquidos, que causa inchaço e dificulta o emagrecimento.

4. Seja moderada!
Quando você está lutando para estabelecer hábitos alimentares mais saudáveis o maior desafio  a ser enfrentado é provavelmente privar-se dos alimentos mais prazerosos, tais como sanduíches, refrigerantes, batatas chipse muitos outros. Mas você não precisa privar-se completamente desses alimentos.
A menos que você tenha decidido tornar-se um atleta de alto rendimento não há grandes problemas em consumir os alimentos citados acima se você educar-se e aprender a ser moderada.


5. Evite o excesso de carboidratos após as 20 horas.


Essas são as 5 regras básicas que eu vou seguir a partir de hoje no meu processo de reeducação . Eu quero manter tudo o mais simples possível para evitar confusões e qualquer tipo de desistência precoce e por isso criei as minhas regras super práticas.


Quem também quer iniciar o ano melhorando a sua alimentação? Que tal seguirmos juntas essas 5 regras básicas para começarmos o nosso processo de reeducação agora mesmo? Boa sorte pra gente!


Veja também!!

3 comentários

  1. Estou tentando fazer algo parecido desde o ano passado, mas meu maior problema ainda é doce :(, não consigo comer pouco, como uma barra inteira de chocolate se me derem hahahahahha, muito legal que vocês vão iniciar isso, tomara que dê certo e sucesso!

    Beijos

    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii Ale!
    Acho que essas dicas estão super certas! Acredite, mas já fui gordinha um dia e tive muita dificuldade pra mudar meu cotidiano, mas depois que aprendi, me acostumei, com o tempo vira hábito! Já faz algum tempo que eu sigo as 4 primeiras dicas e meu pior problema tem sido a janta e o punhado de carboidrato que eu como de noite!

    Boa sorte na tua reeducação!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale!!
    Eu tô nessa vida também, é super difícil já tentei fazer tantas vezes... Tô querendo começar a fazer Zumba também, mas o jeito é manter o foco mesmo e pensar no resultado ♥ Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir

NAO DELETAR

Nome

E-mail *

Mensagem *