ESPECIAL: Dia da Mulher!

março 08, 2015


VOCÊ SABE PORQUE COMEMORAMOS O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?


O dia Internacional da Mulher todo mundo conhece, mas você sabe qual o real motivo de termos esta data tão especial?

Existe um fato histórico que justifica a celebração.


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.  Reivindicavam melhores condições de trabalho que, na época, eram sub-humanas. Incluíam agressões físicas e uma jornada de trabalho muito extensa.

A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta. O terror foi tamanho que fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que acabou sendo incendiada, causando a morte de todas elas.Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.


O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Mas somente em 1975, a data foi oficializada pela ONU.

Não ficando apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel que nós mulheres temos na sociedade.


Tudo isso faz com que esta data seja muito especial, tanto pelo reconhecimento de nosso real valor, como também pelas vidas que tiveram que ser perdidas para que conseguíssemos este reconhecimento.

Parabéns a todas nós MULHERES!

Deixo aqui as fotos das mulheres mais importantes da minha vida, amo vocês!

Mãe!


Dinda



Mana



Veja também!!

2 comentários

  1. Parabéns pelo nosso dia, Ale. Que na verdade todos os dias são nossos, né? Mas hoje é uma mais especial.
    bjinhos

    www.adrianacordeiro.com

    ResponderExcluir

NAO DELETAR

Nome

E-mail *

Mensagem *