01 fevereiro 2016

Frango na Dieta

Sempre ouvimos falar que o Frango é a carne ideal para as dietas, ele é a ''estrela'' e está sempre acompanhado de saladas e batata doce. Então, que tal falarmos sobre as boas razões para fazer com que a carne de frango seja um dos itens principais da tua dieta?
Para iniciarmos o nosso assunto, é super importante lembrar que a carne de frango é a mais fácil de ser digerida pelo nosso organismo, ela possui menos quantidade de gordura saturada do que a carne bovina, facilitando assim a digestão.
O frango é pura proteína magra, ajudando na regeneração muscular. Para quem associa dieta com atividade física e musculação, já deve saber que durante a musculação as fibras musculares são rompidas e é no processo de cicatrização que o músculo cresce e fica definido. A proteína contida no frango atua exatamente no processo de cicatrização do tecido fibroso.
Mas não é só isso não, olhem só quantos benefícios:
  • É fonte abundante de vitaminas – em especial, as do complexo B: B2 e B12. O metabolismo celular precisa delas nos processos energéticos e em funções do sistema nervoso. E são importantes, ainda, para o intestino, a pele, os cabelos, o estômago a boca e o fígado.
A carne da ave contém vitamina B3 (PP), que age em mecanismos do aparelho respiratório e na dilatação dos vasos sanguíneos. Sem esta  vitamina, ficamos mais propensos a lesões na pele, estomatite, anorexia e fraqueza muscular.
  • Possui todos os aminoácidos essenciais – são os aminoácidos que dão origem a diversos tipos de proteínas e enzimas. E mais: humor, atenção, concentração e qualidade do sono são algumas das funções nas quais os aminoácidos atuam.
  • Contém ferro – apesar de a quantidade ser inferior à encontrada na carne de boi, o frango também traz o mineral que combate a anemia.
  • Praticidade – um filé de frango grelhado ou cozido fica pronto rapidinho, garantido nutrientes para o seu jantar, por exemplo.

Mas, atenção! A pele do frango deve ser descartada, pois oferece elevado teor de gorduras, um perigo para a saúde. Para resultados exemplares, recomenda-se o consumo do peito de frango, parte que contém menos gordura animal.
Informações nutricionais do filé de frango grelhado
% VD*
Valor energético159.2kcal = 669kj8%
Proteínas32,0g43%
Gorduras saturadas0,9g4%
Gorduras monoinsaturadas0,9g
Gorduras poliinsaturadas0,3g
Cálcio5,3mg1%
Magnésio18,3mg7%
Colesterol89,1mg
Lipídios2,5g
Fósforo295,0mg42%
Ferro0,3mg2%
Potássio387,4mg
Cobre0,0ug0%
Zinco0,8mg11%
Niacina24,8mg138%
Tiamina B10,1mg7%
Sódio50,3mg2%
*Com base em 100g de filé de frango – % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Os valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de seu objetivo e necessidades. – Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Na tabela acima verificamos o porquê do filé de frango estar presente tanto em dietas para hipertrofia como para quem quer emagrecer. Graças a grande quantidade de proteínas (auxilia na construção muscular) por porção, e baixa quantidade de gorduras, colesterol e sódio, elementos que em excesso,contribuem para o aumento de peso e o surgimento de várias doenças.
Cardápio para reeducação alimentar:
opção 1:
Café da manha – Chá de sua preferência com adoçante, 2 fatias de pão integral com queijo branco diet.
Almoço – Salada de alface com aspargo, tomate, cenoura ralada, 1 colher de arroz integral, acompanhados com 150 gramas de frango grelhado, 1 fruta de sobremesa.
Jantar – Sopa de legumes, 150 gramas de frango grelhado 
Ceia - 1 iogurte desnatado puro.

Opção 2:
Café da manha – Chá de sua preferência com adoçante, 1 de laranja e torradas.
Almoço  – Couve-flor e brócolis no vapor, 150 grama de peito de frango grelhado, 150 g de batata doce e 1 fruta.
Jantar – 100 gramas de peito de frango com pimentão e berinjela assada
Ceia 1 fruta.

Vale lembrar que é ideal comer de 3 em 3 horas, portanto para o horário do lanche da manhã/tarde podemos ingerir uma fruta, bolacha salgada ou iogurte de sua preferência. 
Combinar os alimentos com hortaliças, legumes e frutas é essencial, pois, esses alimentos são fontes importantes de vitaminas e estas são indispensáveis para que os nutrientes sejam absorvidos de maneira eficiente pelo nosso corpo.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado da dica.
Mil beijos.




10 comentários:

  1. Ah eu amo frango ♥. Ele está incluso na minha alimentação faz tempo e agora que eu descobri o bem que ele faz fico mais feliz ainda *-*
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, tua alimentação deve ser super saudável né? Frango faz super bem pra gente, não deixa de consumir.
      Um super beijo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom Catia, faz muito bem!
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Não sabia de todos os benefícios do frango, sabia que era melhor do que carne bovina, que nem como. Gosto muito de frango grelhado, faz parte do meu prato todos os dias. Ótimas dicas Ale.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frango grelhado com uma saladinha cai muito bem, né?
      Amo também.
      Um super beijo!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Super saudável e delicioso né?
      Obrigada pelo comentário lindona.
      Beijos

      Excluir
  5. Oii Ale!
    Que o frango é a carne mais indicada para dietas eu já sabia, mas não conhecia todos os benefícios. Achei bem interessante! Aqui em casa pra falar bem a real, eu até prefiro frango do que outras carnes, além de ser mais prático e saudável, pra mim o sabor também é melhor.

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, tudo bem?
      Sou assim, igual a você, também prefiro o frango do que as outras carnes. Frango é super saudável e possui menos kcal que as demais carnes.
      Muito obrigada pelo comentário Bia.
      Um super Beijo!

      Excluir