Drenagem Linfática

dezembro 14, 2015

Oi Gurias, tudo bem com vocês?

Gurias, eu recebi algumas mensagens de leitoras e amigas perguntando sobre o que eu achava sobre a drenagem linfática. Confesso para vocês que não sou adepta deste tratamento, mas já pesquisei bastante sobre o assunto e já conversei com diversos profissionais da área.


Sei que há uma grande dúvida sobre a drenagem linfática e resolvi esclarecer algumas coisas a todas vocês que me acompanham. 

Existem várias meninas fazendo drenagem por aí e achando que vão emagrecer, dizem que ''a gordura sai no xixi'', que bobagem! Existem mulheres que também vão aos salões, estéticas e procuram esse tratamento para ''reduzir medidas''... Com tudo que ouço por aí, vejo que muitas não sabem qual a verdadeira função da drenagem. Sei que muita gente cai nas mentiras de revistas, blogs, tv que só querem vender de forma errada. Também não quero parecer chata ou então a dona da verdade, bem longe disso, pelo amor de Deus!
A drenagem linfática foi criada por Vodder “pai da drenagem” e aprimorada pelo seu aluno “Ledduc”. Ela tem uma grande importância para a área da medicina pois é ótima para pacientes no pré e pós operatório, com linfoedema (acúmulo de líquido no braço ou na perna devido ao bloqueio do sistema linfático) , para diminuir a aparência das varizes,  proporcionando ao paciente uma melhora no aspecto da pele, promovendo o retorno dos líquidos dos tecidos para a circulação, proporcionando também uma melhor sensação ao paciente pois ela estimula o funcionamento linfático, auxiliando o esvaziamento dos líquidos e resíduos metabólicos.
Resumindo, ela tem como principal função: Diminuir Edema.
Ainda existem inúmeros salões e clínicas que vendem a drenagem, com o objetivo de emagrecimento, onde na verdade o que ela vai promover apenas é um desinchaço, podendo ser momentâneo. 

O que realmente emagrece é a prática da reeducação alimentar, unida a prática exercícios. A drenagem em si, não emagrece! Não caiam nessa de fazer inúmeros tratamentos estéticos sem uma melhora na alimentação, pois você estará jogando dinheiro fora.

Gurias, temos que ter conhecimento no assunto e quero deixar bem claro também que a drenagem NUNCA pode deixar hematomas. Existem pessoas que não podem fazer drenagem, como por exemplo, uma pessoa que teve TVP (trombose venosa profunda) há pouco tempo, nesses pacientes, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos e o resultado é grave: uma embolia pulmonar ou um AVC.


Sei que depois que esse post for ao ar, irei receber diversas críticas, mas pra quem ainda não sabe, tenho conhecimento na área de enfermagem e também em estética e sei muuuito bem o que eu estou falando. Se mesmo assim estiverem em dúvidas, existem várias reportagens no DR. Google referentes a esse tema, “este aqui” é um bom exemplo.
Resumindo: A drenagem linfática é um método INCRÍVEL, mas não para o emagrecimento!

Alguém aqui sabia do real efeito da Drenagem?
Um super beijo e até o próximo!


Veja também!!

9 comentários

  1. aé, mt se engana que drenagem emagrece né! bacana vc vir aqui falar sobre isso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu faço drenagem toda semana, uma vez só. Menos do que gostaria.
    Como trabalho sentada, retenho muito líquido e sinto que me ajuda nesse sentido. A sensação pós drenagem é ótima e parecemos msm mais leve. Mas tenho consciência de que estou magra por causa da alimentação e por fazer exercícios físicos.

    Adorei o post e você está certíssima!

    BjO
    WWW.brechodanylins.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sabia quase nada sobre esse assunto. Aprendi bastante com esse post.
    Um beijo Ale!!!

    Blog Impulso Feminino
    Fan Page Impulso Feminino
    Instagran: @impulsofeminino

    ResponderExcluir
  4. meu senhor que pecado o corpo dela cheia de lesões!! eu achava que era para perder gordura e olha só o q realmente achei. foi ótimo post!!
    beijos ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, e muita gente que faz pra emagrecer .

    beiijoss
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Alê!
    Post super útil.
    Eu sempre pensei que drenagem linfática ajudasse na redução de medidas, e é isso que vendem por aí. Muito importante saber sobre o assunto para não cair em falsas promessas de beleza.

    Beijos

    www.camilatuan.com

    ResponderExcluir
  7. é sempre bom saber...eu desconhecia..

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir

NAO DELETAR

Nome

E-mail *

Mensagem *