Quando usar pincel, dedo, esponja, cotonete ou algodão?

abril 03, 2015

Gurias!

As ferramentas para aplicar maquiagem são tantas que, muitas vezes, nem sabemos qual escolher. Há diferentes tipos de pincéis para os mais variados efeitos. Fora isso, temos esponjas, cotonetes, algodão e as nossas próprias mãos. Qual o melhor aplicador para cada cosmético, é totalmente pessoal, mas eu listei algumas possibilidades para eles, olhem:



Pincel: sem dúvida é o que oferece mais opções, para pele, olhos e boca. Existe um para cada detalhe da maquiagem que você possa imaginar e as possibilidades são infinitas. Vale investir na qualidade do material, que além de durar anos, pode contribuir significativamente para um acabamento mais preciso do make up.

Dedos: dificilmente não os utilizamos para dar uma finalizada no corretivo ou aquela esfumada na sombra. Eles também são ótimos para passar batom sem contornar a boca, dando um ar mais natural. Independente dos apetrechos que utilizamos na hora do make, os dedos podem fazer a maquiagem.
O mindinho é perfeito para os cantinhos. Com ele, o iluminador é usado com precisão. Já a suavidade do anelar proporciona um toque indicado para regiões sensíveis. Prefira-o na hora de aplicar corretivo nas olheiras, espinhas e outras marquinhas. O mais forte de todos, o dedo do meio, molda a maquiagem do olho. É um excelente esfumador. Na hora da sombra, escolha o indicador, forte e suave na medida. Para finalizar, o polegar é colocado entre os lábios para tirar o excesso de batom.

Cotonete: mais usado para corrigir a máscara de olhos borrada, aquela escorregada do lápis ou o excesso de sombra. As hastes de algodão, no entanto, fazem muito bem o papel de esfumador. Elas também podem ser usadas para passar batom ou tirar a oleosidade e a umidade dos olhos antes de aplicar o lápis. Existe, inclusive, cotonetes específicos para maquiagem, com um dos lados mais pontiagudos.

Esponja: as mais comuns são as de látex ou de espuma.
Ótimas para base e corretivo. As outras servem para aqueles em pó. Elas possuem diferentes formatos (triângulo, losango, redonda e oval) para funções específicas. Os triângulos, por exemplo, são indicados para o corretivo no canto dos olhos e nas dobrinhas da boca e nariz. Outra função das esponjas é limpar os excessos do make.

Algodão: eles não servem para aplicar a maquiagem propriamente, mas são indispensáveis na hora de tirar o make. Prefira aqueles em disco, pois o normal solta muita penugem. Uma dica é dar uma umedecida com um pouquinho de água e colocar sobre os olhos. Isso evita ficar com os cílios cheios de chumacinhos brancos. Na hora de aplicar o demaquilante, procure fazer o mesmo, sem esfregar muito os olhos para que os cílios não caiam com a máscara para os olhos.

E aí, gostaram?

beijos!


Veja também!!

15 comentários

  1. Gostei muito o teu post!
    Beijinhos:-)

    http://princesamae.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Passei a saber algumas coisas que não sabia mesmo :)
    Messy Hair Don't Care | Blog

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Essas dicas são essenciais para uma boa make.
    Usar o dedo para finalizar o corretivo da um toque perfeito na finalização
    Beijinhos

    http://tamodado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, sem dúvidas são essenciais para uma make perfeita, o que não dá para fazer é deixar de se maquiar!
      Beijos

      Excluir
  4. Sou um desastre quando o assunto é maquiagem hehe, gostei das suas dicas... aprendi mais alguma coisinhas hoje.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Isa, eu fico bem feliz mesmo.
      Obrigada de coração!

      Excluir
  5. Adorei o post! Bem explicadinho. A verdade é que tem que ser usado tudo a seu favor ali na hora, porque tem vezes que só com o dedo serve ou só com a esponjinha, então depende do efeito que a gente vai querer fazer e tal.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami, muito obrigada pelo comentário. Adoro quando aparece por aqui!
      Tudo ao nosso favor sempre, assim facilita as coisas.
      Beijos, Lindona!

      Excluir
  6. Amei as dicas, principalmente a função de cada dedo no auxilio da make.

    Beijos,
    Elisandra e suas UNHAS

    ResponderExcluir

NAO DELETAR

Nome

E-mail *

Mensagem *